domingo, 16 de janeiro de 2011

ÉFESO, AS RUÍNAS MAIS BELAS DA TURQUIA

 Éfeso, a famosa cidade antiga, é talvez as ruínas que mais me agradaram em terras turcas.

Situada próxima a Selçuk, na Turquia, Éfeso já foi uma das grandes cidades da antiguidade. Alguns falam que a cidade já teve mais de quatrocentos mil habitantes. Era um importante centro comercial da Ásia Ocidental, séculos antes do nascimento de Cristo.

Para se chegar até as ruínas de Éfeso, existem duas maneiras: a primeira, a partir de Izmir, em uma viagem de uma hora de carro ou táxi (trecho de 74km); a segunda, por Kusadasi, porto onde atracam a maioria dos navios (19 km).

Em Éfeso estava localizado uma das sete maravilhas do mundo antigo: o "Templo de Artêmis" (ou "Templo de Diana"). O Templo foi feito em homenagem à deusa grega da caça e dos animais selvagens Artêmis. Media 138 metros de comprimento e abrigava esculturas importantes.

Outrossim, merece destaque o fato de que Éfeso faz parte do que se convencionou chamar "as sete igrejas do apocalipse". As sete igrejas, segundo interpretação difundida, foram, na verdade, sete comunidades mencionadas no Apocalipse de João. O que João escreveu no famoso livro foi enviado para as sete comunidades.

Destaca-se também que João, o santo, viveu em Éfeso e escreveu ali os quatro livros do Novo Testamento.

Vale visitar também o anfiteatro romano, um dos maiores da antiguidade, além da famosa Biblioteca de Celso.

Biblioteca de Celso. Éfeso, Turquia.

Anfiteatro romano. Éfeso, Turquia.
Curiosidade: na Rua de Mármore, a principal de Éfeso, podem ser vistos os mecanismos utilizados na antiguidade no que se refere à água encanada.

Enfim, trata-se de um passeio cinco estrelas imperdível em território turco.

sábado, 15 de janeiro de 2011

10 PASSEIOS INTERESSANTES NO TERRITÓRIO TURCO

A Turquia é realmente um país com muita cultura, muita coisa interessante para se ver. Tentarei resumir alguns outros passeios interessantes:

1. Tróia - A mítica cidade talvez esteja na Turquia. Bem, ninguém tem provas disso, mas o fato é: as ruínas do local são interessantíssimas e se tem algum lugar no mundo onde possa ter ocorrido a lenda de Homero (Ilíada), é definitivamente ali. Fica próxima à Çanakkale.

O cavalo de Tróia,  presente de grego.


2. Bérgama (Pérgamo) - Ruínas interessantíssimas, vale a visita. Uma das "Sete Igrejas do Apocalipse", localizada na região do Mar Egeu, Pérgamo foi construída no século VIII a.C. Merecem destaque no conjunto artístico o "Altar de Zeus", o "Teatro" e o "Templo de Trajano" .

Pérgamo. Templo de Trajano



3. Konya - Interessantíssimo o "Museu Mvelana"  nessa cidade que mais parece um pedação do Irã do que propriamente uma cidade turca moderna. Nesse museu, encontramos também um pouco da história dos "dervixes rodopiantes". Mevlana, vale destacar, era praticamente do sufismo, uma parte contemplativa do Islã, que prega a aproximação do Deus por meio de músicas e cãnticos - prática proibida em muitos países do Islã pela Sharia.


Museu Mevlana. Konya, Turquia.



4. Caravançará (Caravanserai) - Vale a pena conhecer os antigos locais em que os comerciantes descansavam. Existe um maravilhoso, chamado Sultanhani, muito bem preservado..

Aspecto do Caravançará  Sultanhani, o mais bem preservado da Turquia.


5. Casa da Virgem Maria - Segundo os turcos, Maria viveu em uma colina perto de Éfeso, levada por São João Evangelista. Um lugar realmente encantador, vale nem que subida vertiginosa. Ao chegar lá, deparamo-nos com uma casinha bem simples, mas com muita história para contar. Água benta, pedidos, venda de indulgências. Um lugar bastante bacana. De lá, é possível postar cartões postais para o Brasil, com a certeza de que chegarão ao destino (ao contrário de outros lugares na Turquia).

Água benta na famosa Casa da Virgem Maria.  E vamos que vamos!
6. Nemrut Dag ou Monte Nemrut- Estátuas colossais construídas no topo do Monte Nemrut, o local é considerado patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO. Foram construídas anos antes do nascimento de Cristo, pelo rei antióquio Teo, que mandou cortar três esplanadas (leste, oeste e norte) para fazer a obra. Hoje, o turista pode visitar o que restou das esplanadas leste/oeste, já que da norte nada se salvou.

7. Safranbolu - Outro local turco declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, dada a sua importante herança arquitetônica otomana. Fica na região do Mar Negro.

8. Castelo de São Pedro em Bodrum - Bodrum é a nova denominação de Halicarnasso, cidade que possuía o Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Hoje, o Castelo de São Pedro é a sua maior atração, contendo exposições espetaculares de apetrechos recolhidos de antigos naufrágios.

9. Mesquita de Selimiye em Edirne.- Maior e mais notável complexo otomano. Edirne foi a capital otomana até a tomada de Constantinopla (hoje Istambul), em 1453. A Mesquita é uma das maiores atrações da Turquia.

10. Anfiteatro romano em Aspendos -  Perto do Mediterrâneo, o anfiteatro de Aspendos é o mais bem preservado da Turquia.  

sábado, 8 de janeiro de 2011

PAMUKKALE/HIERÁPOLIS, DESTINO IMPERDÍVEL


As fontes termais de Pamukkale

Continuamos nossa viagem pela Turquia apresentando a fascinante e maravilhosa Pamukkale, que, traduzindo do turco para o português significa "castelos de algodão".

Pamukkale é uma montanha formada por um conjunto de piscinas termais de origem calcária que, com o passar dos anos, formaram bacias gigantescas de água quente (térmicas, formadas a partir do carbonato de cálcio derramado) que descem em forma de cascata na colina. Situa-se próxima a cidade turca de Denizl.


Mais um aspecto da belíssima Pamukkale.

Destaca-se que a cidade antiga de Hierápolis, com imponentes ruínas, datadas de 2 a.C, faz parte do mesmo conjunto arquitetônico e paisagístico.

Em Hierápolis, conhecida na antiguidade como "a cidade da cura", dada a proximidade das fontes termais de Pamukkale, vale destacar o belíssimo anfiteatro romano, construído em 200 a.C, que chegou a ter capacidade para 30 (trinta) mil pessoas.

Além do Anfiteatro Romano, destacam-se ainda o "Martírio de São Filipe" (local construído no século V d.C, o mesmo onde o apóstolo Filipe foi apedrejado em 89 d.C) e o "Arco de Domiciano", localizado na principal rua da antiga cidade.

Anfiteatro romano de Hierápolis, construído em 200 a.C, tinha capacidade para 30 mil pessoas.


Ruínas da antiga cidade de Hierápolis, na Turquia.

Enfim, a dica para quem vai à Turquia é visitar uma das regiões mais belas do país - o complexo Pamukkale/Hierápolis, patrimônio mundial pela UNESCO, extremamente belo e fotogênico.

A MÍSTICA E ESTONTEANTE CAPADÓCIA


Capadócia (em turco, Kapadokya). O mais exótico e deslumbrante dos lugares visitados na Turquia, localizado na Anatólia Central.

É um lugar realmente único, cujas formações geológicas sao resultados de fenômenos vulcânicos e erosão.

Chama a atenção os desenhos em forma de chaminés (as "peri bacalari", ou, "chaminés de fadas"), muitos lembrando figuras conhecidas, como a de Nossa Senhora, a parecida com um camelo, etc. Algumas formações atingem impressionantes 40 metros de altura. Foram formadas há mais de 30 milhões de anos, a partir de cinzas vulcânicas solidificadas e depois desgastadas em um material de fácil erosão chamado "tufa". É um deleite para os turistas visualizar tão estranhas formações rochosas!

Figura cônica parecida com Nossa Senhora. Capadócia.


Os "apartamentos" da Capadócia.
Goreme, patrimônio mundial da humanidade, vale uma visita, por ser o ponto alto da região. A cidade, construída nas pedras, não é patrimônio cultural da humanidade por acaso. Chama a atenção  em Goreme as igrejas esculpidas nas pedras, como a Igreja de Tokali, a Igreja de Karanlik, a Igreja de Yilanlt, a Igreja de Elmalt (aqui temos os afrescos mais sofisticados e bonitos) e a Igreja de Santa Bárbara. Trabalhos artesanais maravilhosos, sem dúvida!

As capelas, encontradas em toda a região onde nasceu São Jorge, tem decoração requintada e demonstra a força religiosa existente neste local desde tempos remotos, por volta do século IV d.C.

Pintura na parede em igreja da Capadócia. Uma maravilha!

Outra atração bastante visitada, e importante, de Goreme, é justamente o Mosteiro de Kizlar, formação rochosa perfurada onde monges viviam e trabalhavam. Curiosidade: os monges, para atingirem andares mais altos, utilizavam, por fora, escada ou andaimes, já que não existiam escadas internas.


Cidade de Goreme. Patrimônio histórico mundial e sítio arqueológico único.

Merecem destaque também, nesta mesma região, as cidades subterrâneas, subterfúgios das civilizações mais antigas que ali viviam, temerosas de ataques inimigos. É fantástico ver como viviam os antigos, em condições as vezes improváveis. Tinha depósitos, igrejas, interessantes sistemas de ventilação e aposentos. Milhares de pessoas, chegando a 10.000 seres humanos em alguns casos, em um lugar tão pequeno e apertado! Impressionante!


Saída de uma cidade subterrânea.  Um passeio asfixiante!
Importante destacar que o balonismo é uma forma de sustento na região, impulsionado pelas belas paisagens. É impossível não ficar maravilhado com tantas belezas vistas do alto! É a melhor forma de se conhecer a região. Embora perigoso, vale o risco.


Balões de ar quente na Capadócia. O mais belo dos passeios na região!

Paisagem dominada por balões na Capadócia. E os lindos "chaminés de fadas".
As duas cidades principais da região são Kayseri e Nevsehir. Nevsehir é a capital. Urgup é outra cidade que se destaca, já que há muitos hotéis por ali, sendo base para as expedições pela  região.

Enfim, a Capadócia revela-se linda e misteriosa, sendo o lugar mais fascinante e emblemático de todos os visitados na Turquia.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

ANCARA, A MODERNA CAPITAL TURCA

Vamos falar um pouco agora da capital turca, Ancara (leia-se "Âncara"), sede do governo e importante centro industrial.

Desde o aeroporto, percebe-se uma cidade planejada, tranquila e, paradoxalmente, moderna e antiga. No seu aspecto moderno, lembra muito Brasília, com suas grandes avenidas e a grande quantidade de concreto. É a segunda maior cidade do país, com cerca de quatro milhões e quatrocentos mil habitantes. 

Mas a cidade, anteriormente chamada de Ancyra, embora hoje seja moderna, tem monumentos bastante antigos (por exemplo, o "Templo de Augusto e Roma", que data de 20 a.C).

Vale dizer, a Anatólia, onde está situada a cidade, é um verdadeiro berço das civilizações. 

Dois lugares, no entanto, são interessantes para visitação: Mausoléu de Ataturk e o Museu das Civilizações da Anatólia (Anadolu Medeniyetleri Müzesi).

Kemal Ataturk foi o fundador da atual Turquia (1923). Ele, com sua visão de grande estadista, transformou e unificou o país. Por isso, é hoje reverenciado pelos turcos, tendo cada cidade uma estátua do famoso general. O seu "Mausoléu", na capital, é uma obra do tamanho de seu prestígio. Aliás, foi Ataturk o responsável por transformar Ancara em capital do país, além de modernizá-la nos moldes ocidentais.


Mausoléu de Ataturk. Ancara, Turquia

Já o Museu das Civilizações da Anatólia, localizado no Castelo de Ancara, possui uma magnífica coleção de artefatos e peças rupestres, do paleolítico, neolítico e de outras civilizações que viveram nessa região especial do mundo. Destaque para algumas peças dos hititas, civilização que viveu por aquelas bandas dois milênios antes de Cristo. Vale a pena visitar.

Entrada do museu.

Peça bastante antiga.

Atrações do Museu das Civilizações.