segunda-feira, 17 de novembro de 2014

"BLUE PENNY MUSEUM" DE MAURÍCIO

Maurício (ou "Ilhas Maurício", ou ainda "Mauritius"), país africano localizado no Oceano Índico, tem belas praias, belezas naturais, boas comidas, um povo gentil e uma peculiaridade: a tradição postal.

Isso mesmo. Maurício tem uma imensa tradição na emissão de selos postais, assim como no carimbologia (uma ciência intimamente ligada com a arte de colecionar selos). Nesse sentido, é um paraíso da filatelia e centro de referência para colecionadores de todo o mundo. E lá encontram-se dois dos selos mais caros do mundo: o "Blue Penny" e o "Orange Penny", no interessante "Blue Penny Museum", localizado no shopping "Caudan Waterfront", o mais importante centro comercial da capital Port Louis.

Em frente ao Blue Penny Museum, em Port Louis, Maurício.

O "Blue Penny" (ou "Two Pence Blue", ou ainda "Blue Pence") tem um valor estimado em dois milhões de reais. Foi emitido em setembro de 1847 pelas Ilhas Maurício, a pedido da Irlanda e da Grã-Bretanha. O que diferencia a peça é a gravação errônea "Post Office" ("Correios")  em vez de "Post Paid" ("Porte Pago"). Isso o torna caríssimo. Por isso também é chamado de "Post Office Stamp", assim como o de cor laranja. Os selos dessa série estão, a maioria, nas mãos de filatelistas privados exceto, justamente, as que estão em exibição no Museu Blue Penny e no Museu Britânico de Londres. Vale destacar, a peça exibida no "Blue Penny Museum" é raríssima e cara pois, além do erro na gravação, não é usada, o que aumenta substancialmente o seu valor.

O "Blue Penny", um dos selos mais caros do mundo. 


Valendo um pouco menos, cerca de um milhão e oitocentos mil reais, o "Orange Penny" padece do mesmo problema do "Blue Penny". Também foi emitido nas Ilhas Maurício em 1847, nos mesmos moldes do "Blue Penny".


O "Orange Penny". Vale quase dois milhões de reais. 


O Museu conta ainda a história das Ilhas Maurício, desde a descoberta das ilhas pelos portugueses, perpassando pelas colonizações holandesa, francesa e britânica. 

Postal alusivo aos dois famosos selos "Post Office", o Orange e o Blue.

O "Blue Penny Museum" abre de segunda à sábado, das dez da manhã às cinco da tarde. Não abre aos domingos e nos feriados. Deve-se chegar até às quatro e meia da tarde para entrar. Adultos pagam 245 rúpias; crianças e estudantes 120; família (dois adultos e duas crianças) paga 580; e grupos maiores tem preços especiais. Vale ressaltar: 100 rúpias mauricianas equivalem a três dólares. 

Há ainda uma loja no local, que vende peças alusivas aos famosos selos, além de material filatélico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário