domingo, 29 de março de 2015

MUSEU VASA, ESTOCOLMO.

Suécia tem atrações bastante interessantes. Uma das maiores curiosidades daquele país é justamente a história do Vasa, a embarcação que afundou em sua primeira viagem, que hoje conta com um museu para mostrar toda a sua história - o "Vasamuseet" ("Museu Vasa")

O impressionante Vasa, resgatado do mar 333 anos depois de submergido. 
10 de agosto de 1628. Nesse dia, o Vasa submergiu, após navegar por apenas 1.300 metros

Construído pelo rei sueco Gustavo II Adolfo, o navio de guerra Vasa era tido como um símbolo de poder da frota daquele país à época, tendo uma capacidade para 64 canhões e 445 homens. O país estava em guerra contra a Polônia, principal rival dos escandinavos naquele período histórico. 

Em 1956, o arqueólogo Anders Franzen (1918-1993) localizou o Vasa, participando do resgate, Cinco anos depois, em 1961, o navio foi definitivamente içado do mar. Depois de um período de cuidados especiais (uma extraordinária reparação), a embarcação começou a ser exposta no museu em 1990.

O barco é notável. São dezenas de esculturas talhadas, o que dá a dimensão da beleza da construção. A popa, danificada pelo naufrágio, mas brilhantemente restaurada, mostra os ricos detalhes dos desenhos insculpidos na embarcação. Os decoradores vieram de países como Holanda e Alemanha, e usaram e abusaram de temas ligados à mitologia grega, história romana e à bíblia também. Os estilos usados foram o renascentista tardio e o barroco precoce. 

A belíssima popa, que mostra a riqueza dos detalhes esculpidos na embarcação.
A pergunta que fica é: porque a fabulosa embarcação submergiu? A resposta está na falha de seu projeto - os enormes canhões, bem acima do que o navio poderia suportar, acabaram por desequilibrar a embarcação. Assim, a engenhoca não aguentou as duas rajadas de vento logo na saída do porto.

Para finalizar, trazemos à baila algumas outras curiosidades sobre o Vasa:

É o único navio de guerra do século XVII existente no mundo;

- O Vasa demorou 333 anos para ser resgatado do fundo do mar - ficou por lá entre os anos de 1628 e 1961;

- A construção do navio levou dois anos;

- No acidente do Vasa, estima-se o número de mortes entre 30 e 50 pessoas;

- Foram recuperados cerca de 14.000 objetos, sendo 700 esculturas;

Museu Vasa, em Estocolmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário