sábado, 30 de abril de 2016

A TORRE DE LONDRES!

Londres é uma cidade espetacular. Cosmopolita, vibrante, muitas vezes estressante, recheada de passeios culturais. E a "Torre de Londres" ("Tower of London" ou ainda "London Tower") é um dos passeios culturais imperdíveis daquela capital europeia.

Torre de Londres, com a White Tower ao fundo.  Foto: Carlos HB/EP

As Joías da Coroa ficam nesse prédio. Uma coleção soberba! Foto: Carlos HB/EP
A Torre, com quase mil anos, tem uma história de terror.Iinicialmente construída por Guilherme I, que inaugurou um castelo temporário em 1.066, o local foi palco de prisões, torturas e mortes.  Todos os que traíam a coroa britânica eram para ali levados.

Foi na Torre de Londres que Thomas Morus (1478-1535) foi aprisionado e executado em 1534-1535..

O último prisioneiro mantido por ali (porém não executado) foi Rudolf Hess (1894-1987), em 1941, um conhecido nazista (apoiador de Hitler) que foi capturado na Escócia.

Mas a famosa torre não foi só prisão - já foi residência oficial, mostra dos animais do reino e "Casa da Moeda" (a cunhagem foi interrompida em 1810).

Passeando pelas inúmeras torres locais.
Quatro lugares são importantes e merecem uma apreciação mais atenta: a "White Tower", a "Capela de St. John", o "Traitor´s Gate" e as "Joias da Coroa".

A "White Tower" foi concluída em 1097, em trabalho que durou 19 anos. Naquela época, era o edifício mais alto de Londres, com 30 metros. É a imagem simbólica mais forte da Torre. Nela, encontramos subdivisões, cada uma com seus apetrechos e um pouco de história contada: o "Royal Castle e a Armour Gallery" (exibem armaduras completas da era Tudor, o que é, no mínimo, curioso); a "Ordnance Gallery" (para exposições temporárias); o "Small Harmony"e  a "Cripta" (exposição de armas); e a "Linha dos Reis" (com armaduras).

White Tower. Foto: Carlos HB/EP
Já a "Capela de St. John" é uma linda igreja românica.

Interior da St. John´s. Foto: Jon Sullivan

 O "Traitor´s Gate" é o portão por onde enravam os prisioneiros à caminho da morte.

CC BY-SA 2.0 Foto: Allen Watkin. Em wikimedia commons.

As "Joias da Coroa" ("The Crown Jewels"), por sua vez, constituem uma belíssima coleção de apetrechos de reis e rainhas, como, por exemplo, "punho e bainha da espada de Estado", cetros de pratas, entre outras. A coleção mostra toda a opulência e riqueza da monarquia britânica, e é um dos pontos altos de qualquer visita à "Terra da Rainha". No mesmo espaço é possível ver um vídeo com a coroação da atual rainha, realizada na Abadia de Westminster em 1953 - o auge da cerimônia ocorre quando a coroa de Santo Eduardo é colocada na cabeça do rei ou rainha ao som do "Deus Salve a Rainha" ("God Save the Queen").

O livro que explora as joias da coroa é rico em detalhes.

A roupa usada pelos reis/rainhas na coroação.

Hoje, a Torre de Londres apresenta aos visitantes, além das fabulosas "Joias da Coroa", vários museus com toda a história do Reino Unido.

Vale dizer ainda que a curiosidade maior da "Torre de Londres" reside nos corvos, uma pequena colônia que vive por lá. Segundo o imaginário local, se um dia os corvos abandonarem a Torre, o reino acabará. Fato que nunca irá acontecer, já que os pássaros tiveram parte de suas asas cortadas, o que impossibilita o voo. Há um cuidador para eles (o "ravenmaster") e existe um memorial no fosso que homenageia os animais mortos a partir de 1950.

O corvo, símbolo da Torre de Londres.
O bucólico local onde ficam os corvos. Foto: Carlos HB/ EP
Serviço

Aberto de terça à sábado, das nove da manhã às dezessete e trinta da tarde. Aos domingos e segundas, abre da dez às dezessete e trinta horas. Chegar trinta minutos antes do final.

Ingressos: à venda pela internet, com desconto em relação ao da bilheteria local. Adulto: 25 libras na bilheteria e 23,10 libras online. Criança de 5 a 15 anos, 12 libras na bilheteria e 10,50 online. Estudantes, pessoas com necessidades especiais e idosos pagam 19,50 libras na bilheteria e 17,60 libras online. Famílias acima de 1 adulto e 3 crianças, 45 libras e 41,30 respectivamente. Famílias acima de 2 adultos e 3 crianças pagam 63 (blilheria) e 57,40 (online). Preços de maio de 2016.

Site: http://www.hrp.org.uk/tower-of-london/#gs.I9Wk_iY

Nenhum comentário:

Postar um comentário