sábado, 10 de dezembro de 2016

SANTORINI EM FATOS E IMAGENS!

Santorini (Thira ou Tera, na antiguidade), ilha cíclade localizada no Mar Egeu, é uma ilha grega bastante conhecida. Uma ilha onde as imagens absorvem o encanto das palavras.

Alguns fatos ajudam a entender a fama da ilha:

1. História: Colonizada pelos minóicos 3.000 a.C, ganhou a forma de lua crescente com a erupção vulcânica datada de 1.450 a.C. A civilização dórica, oito séculos antes de Cristo, a chamava de Thíra. No século XIII d.C, foi dominada pelos venezianos, que passaram a chamá-la de "Santorini", em homenagem a "Santa Irene" (Sant´Irini, em grego).  

2. A capital de Santorini é Firá (ou Thíra), fundada no século XVIII. Devastada por um terremoto em 1956, foi reconstruída, tendo as casas-cavernas de teto abaulado (as skaftá), construídas em penhascos, como sua característica mais marcante.

3. Oía, no norte da ilha, é a cidade mais bonita. Os gregos pronunciam "Ia". Do alto de seus penhascos, em restaurantes e em mirantes, é possível observar o pôr do sol, que é o mais marcante compromisso que um turista pode ter na ilha. Além disso, é um prazer passear por suas belas e atraentes ruelas, com muitos restaurantes e lojas.

4. A cidade dórica de Thíra Antiga é uma atração local, embora possa desagradar alguns turistas, devido à exposição ao sol constante e às subidas íngremes. Muito sol, muito pedregulho e a sensação de que o passeio não vale a pena, embora exista uma rica história por trás daquele local. As ruínas mostram restos de casas, basílicas, anfiteatro.

5. O principal balneário da ilha é Kamari. É possível avistar toda a região de Kamari a partir de Thíra Antiga, em uma visão panorâmica muito bonita. Nessa praia encontram-se bares, restaurantes. A praia, embora não seja bonita - a areia é negra, mistura de pedra e areia vulcânica negra - é bastante própria para banhos, sem correntezas e ondas. 

6. Períssa é outra praia conhecida, mas tem vocação para esportes aquáticos. Tem 8 km de extensão, com areias negras também. 

7. Akrotíri é uma das maiores atrações locais. Trata-se do mais interessante sítio arqueológico das cíclades. Leia mais aqui,

8. Passeio bastante conhecido leva às ilhas Queimadas (Palaiá Kaméni e Néa Kameni). Perto de Palaiá Kameni é possível tomar banho de lama quente em fonte e andar até o topo do cone vulcânico.

9. O sistema de transportes é muito bom, com muitos ônibus fazendo os trajetos principais: kamari-Firá; Firá - Oia. Mas pode ficar complicado na alta temporada local, principalmente nos meses de julho e agosto.

10. Uma lenda comumente associada à Santorini é a do reino perdido de Atlântida. Os afrescos coloridos de Tirá, que estão no Museu Pré-Histórico local, são comumente associados à Atlântida.

Em Oia (Ia), uma imagem símbolo de Santorini - a torre azul. 
Uma bela igreja ortodoxa em Oia (Ia), Santorini.
Praça de Oia.


Pessoas se aglomeram para ver o pôr do sol em Oia, Santorini.

Pôr do sol em Santorini.




Fira, a capital de Santorini, sobre um penhasco.

Assim são as ruelas típicas de Santorini.

Praia de Akrotiri, Santorini, Grécia. 


Placa oferece serviços de barco suspeitos na praia de Akrotíri, em Santorini.

Praia de Kamari, em Santorini. Areias negras dão o tom.

Vista de Kamari a partir de Thira Antiga.

Thira Antiga.


Thira Antiga.
Firá, Santorini.

Interior de uma igreja ortodoxa grega em Santorini.

Uma pitoresca livraria em Oia, Santorini.
Na terra dos ortodoxos, uma igreja católica em Fira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário