domingo, 6 de agosto de 2017

DELOS, A ILHA DE APOLO!

A mitologia grega nos brinda com histórias maravilhosas, interessantes. Muitas vezes as grandes histórias mitológicas tornaram-se (e tornam-se) filmes, desdobram-se emmuito  livros inspirados nelas. E a Grécia está cheia de lugares que evocam o espírito mitológico, sendo Delos, Patrimônio Mundial Cultural, uma dos sítios arqueológicos mais significativos.

Delos e seus leões. Os leões são os símbolos locais.

Sítio arqueológico de Delos. Grécia.
 A ilha faz parte do arquipélago das Cíclades, o mesmo de Santorini e Mykonos. Tem posição central, daí a sua fama, localizando-se nas proximidades de Mykonos, e é de lá que partem os barcos com turistas para a visitação, que começa no meio da manhã e acaba no meio da tarde. O passeio é vendido nos hotéis e também no centro de Mykonos.

Localização central de Delos nas Cíclades. Em azul. In: Wikimedia Commons.

Delos, segundo a lenda, é o local onde Leto (Deusa do Anoitecer) deu à luz Artémis (conhecida como a "Deusa da Caça") e Apolo (Um dos doze "Deuses Olímpicos", sendo o Deus do Sol, da cura, da peste, das artes, profecia e do tiro com arco). 

A ilha sagrada já foi centro religioso e, em decorrência disso, centro de perigrinação; depois, porto comercial e, finalmente, é hoje um museu arqueológico a céu aberto reconhecido pela UNESCO por sua importância cultural.

Um passeio completo pelo sítio arqueológico demora cerca de duas horas, debaixo de muito sol.  As principais atrações são o Terraço dos Leões, o Anfiteatro e o Bairro do Teatro. Há ainda outros importantes locais, como o "Lago Sagrado" (o local), a Casa de Cleópatra, a Casa de Dionísio, a Casa da Máscaras, a Casa dos Delfins, o Santuário de Dionísio e o interessante Museu Arqueológico.

Como dissemos anteriormente, os leões são o símbolo mais marcante de Delos. Esculpidos em mármores de Naxos (outra ilha grega) sete séculos antes de Cristo, foram colocados naquele lugar da ilha para proteger o Lago Sagrado (hoje seco, com uma muralha demarcatória, é onde nasceu Apolo). Hoje existem, no local original, cinco réplicas dos nove  originais.

O Terraço dos Leões.
Detalhe do leão. Delos, Grécia.
O Anfiteatro foi construído 300 anos antes de Cristo. Perto dele, há uma enorme cisterna, responsável pela coleta de água da chuva e que supria boa parte da cidade.

O Bairro do Teatro, por sua vez, era o local preferido pelos ricos, que ali construíam casas luxuosas com pátios e colunatas.

Bairro do Teatro, em Delos.

A Casa de Dionísio, por sua vez, tem como destaque um mosaico em que o próprio aparece montando um leopardo.

Mosaico. Dionísio montado num leopardo.
O mosaico mais bonito de Delos é o da Casa dos Delfins  Delfins é sinônimo de golfinho. Eles aparecem em um elaborado desenho nessa casa.



Curiosa são as duas estátuas sem cabeça, representativas de Cleópatra e seu marido, que tinha o singular nome de Dioscourídes.

Cleópatra sem cabeça. Foto de Kevin Stroup. CC BY-SA 3.0 . In: Wikimedia Commons.

Por fim, vale destacar o Museu Arqueológico, que exibe os achados da ilha, tais como potes, cerâmicas, leões. Não é magnífico; é apenas um pequeno museu em que o visitante deve reservar meia hora do tempo total de visitação do sítio arqueológico, até que o barco de volta a Myconos dê a partida para o passeio turbulento da volta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário