sábado, 24 de março de 2018

BRESLÁVIA, A VENEZA DO NORTE!

Wroclaw é uma das mais belas cidades da Polônia. Chamada de Breslau pelos alemães (que fez derivar no idioma português a palavra Breslávia), a cidade,  que já foi alemã durante a Segunda Guerra e prussiana antes dela e também já pertenceu às dinastias dos Piastas (fundadores da Polônia), do Grão-Ducado de Luxemburgo e dos Habsburgos (Império Austríaco e depois Império Austro-Húngaro)., conta com muitas atrações. É a cidade mais importante da Baixa Silésia, com mais de seiscentos mil habitantes. Mais de vinte por cento da população é composta por universitários, o que demonstra a vocação de ser um local de jovens no universo polonês. Três quartos da cidade foram destruídos durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje, a cidade está recuperada. Usaremos, durante o texto, indistintamente, os nomes Wroclaw (em polonês) e Breslávia (em português).

A Praça do Mercado em Wroclaw.
A maior curiosidade da cidade é a disposição em ilhas. São doze. Chamada de "A Veneza do Norte", banhada pelo rio Oder (ou Odra, em polaco), Breslávia tem cerca de 130 pontes, o que demonstra o quanto as águas fazem parte da paisagem dessa belíssima cidade polonesa. As mais impressionantes pontes da cidade, a saber, são: Tumski, Milenjiny, Piaskowy, Grunwaldzki, Zwierzyniecki e Redzinski.

A pitoresca Ponte Tumski. Foto: Carlos HB / Escalada Planetária.

r
A bela Breslávia e seus canais. Ao fundo, a Catedral de São João Batista.

Belíssima construção em Breslávia.

 A "Praça do Mercado", um tipo de praça muito comum na Polônia (e também na Europa), na qual prédios ficam ao redor do quadrado, é o coração do centro histórico de Breslávia e, porque não dizer, a sua mais bela parte.  Ali se desenvolveu o comércio da cidade  já que está imune a inundações (lembrando que ocorreram duas inundações no século passado - em 1903 e 1997).

A belíssima Praça do Mercado de Breslávia.

O monumento mais espetacular de Breslávia é a Prefeitura (ou "Town Hall"). Construído a partir do século XIII, é um maravilhoso exemplar de arquitetura gótica europeia.

O espetacular Town Hall de Breslávia.

Wroclaw tem também seu monumento tombado pela UNESCO - é o "Salão do Centenário", construído no início do século XX e erigido a patrimônio cultural pela entidade em 2006.

A Universidade de Wroclaw tem tradição - fundada em 1702, de lá saíram 11 laureados com o Prêmio Nobel. Só para exemplificar, um nome é marcante: o físico Max Born (1882-1970), nascido em Breslávia, premiado com o Nobel em 1954, fundamental para o desenvolvimento da mecânica quântica. Um museu dá a dimensão de toda a força do local. 

O belíssimo prédio da Universidade de Breslávia.

Belíssima porta da Universidade.
Wroclaw tem também como atração o seu "Cemitério Judeu", um dos poucos que não foram destruídos pelos nazistas. Lá estão enterrados importantes nomes locais, como o constitucionalista e político socialista Ferdinand Lassale (1825-1864), a pintora Clara Sachs (1862-1921) e os pais da filósofa e teóloga Edith Stein (1891-1942).

Em matéria de igrejas, Breslávia tem muitas, mas nenhuma com atração especial: Catedral de São João Batista, Igreja da Santa Cruz, Igreja de Saint Martin, entre outras.

Os gnomos de Wroclaw são um símbolo de resistência ao comunismo, criados que foram pela Alternativa Laranja, um movimento anticomunista da década de 80. É muito curioso ver gnomos espalhados por toda a cidade - a maioria no Centro Histórico, mas muitos em locais distantes, como o aeroporto, por exemplo. Divertido descobrir cada um deles, que possuem vários motivos, desde a Estátua da Liberdade até homenagens a trabalhadores.

Um gnomo com seu violão.

Curiosos gnomos.

O gnomo no caixa eletrônico.

O surdo, o cego e o portador de necessidades especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário